A Internet é uma invenção do mundo moderno que veio para ficar. Positiva ou negativa? Esta reposta depende do modo como é apropriada, para que fins seus usuários a utilizam.
O seu emprego na educação é também uma faca de dois gumes. Pode servir de instrumento para permanência da atual realidade do ensino brasileiro ou ser a porta de entrada para a revolução educacional que tanto se deseja; tornando ferramenta para uma prática pedagógica democrática, construída a partir do trabalho conjunto entre professores, alunos e toda a comunidade escolar, visando uma educação eficiente e responsável pela construção de cidadãos conscientes, capazes de lutar por seus direitos e de cumprir para com seus deveres.
Os usuários da Internet têm nas mãos a mais rápida e atualizada biblioteca do mundo, contudo se é a mais indicada depende de como os seus pesquisadores a usam, pois se for explorado todo o seu potencial e este revertido em favor da ação educativa, como pesquisas, visitas virtuais a museus, cidades distantes, grandes centros urbanos, locais impossíveis de serem visitados pela maioria de nossas crianças, esta tornará uma grande aliada do professor na tarefa de revolucionar nosso modo de educar, mas, para que isso ocorra é necessário que os profissionais de educação estejam preparados para utilizar de modo benéfico a poderosa invenção do fim do século passado.
É de suma importância despertar o interesse de professores e alunos para a Internet, investindo para isso na capacitação dos docentes, de modo que tenham consciência de que usar a internet não é apenas abrir páginas, copiá-las de forma automática, e sim que ela sirva de meio para despertar a criatividade, o interesse pela leitura, escrita e que contribua para a melhoria de todo o processo ensino-aprendizagem.
A educação brasileira precisa ser reformulada o mais rápido possível; precisamos investir numa Gestão Participativa, onde todos possam contribuir para a melhoria da escola. Neste modelo de gestão, professores, pais, alunos e funcionários trabalham em conjunto para a solução dos problemas, dentre os quais pode-se destacar a reprovação, evasão e o analfabetismo funcional. O gestor participativo desenvolve em todos que o cerca a auto-estima, a confiança e tem na liderança participativa seu meio principal de ação. Neste contexto é que entra a Internet como meio para essa transformação desejada; juntar a “Gestão participativa e a Internet” é o que precisamos para reverter o triste quadro em que se encontra a educação do país, em especial a situação das escolas públicas, e mais ainda, das escolas públicas periféricas.
Faz-se necessário aqui, explorar um pouco o outro lado da grande rede virtual (internet), o lado obscuro, utilizado por pessoas que querem tirar proveito de tudo, sem medir esforços, nem observar a quem irá prejudicar. Um exemplo claro do uso indevido e criminoso da Internet é a Pedofilia (sexo com crianças) e a prostituição na Rede. Este é outro aspecto pelo qual os profissionais de educação precisam está atentos e tenham a capacidade de perceber algo de errado e orientar corretamente seus alunos, para que não caiam em armadilhas programadas por internautas inescrupulosos e que muito lucram com atividades ilícitas.
Não somente a Internet, como qualquer outro recurso tecnológico, o vídeo, a televisão, apresentam resultados duais, a depender do modo como os usuários deles usufruem.
Vera Lúcia Fernandes de Brito
inhah@zipmail.com.br
Pedagogia UFBA
4º semestre 99.2
http://www.faced.ufba.br/~edc287/edc2871999/vera_brito.htm
Vera Lúcia Fernandes de Brito
inhah@zipmail.com.br
Pedagogia UFBA
4º semestre 99.2
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