"Quando perdemos a capacidade de nos indignarmos com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados." ― Vladimir Herzog

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Painel Paulo Freire, obra de Luiz Carlos Cappellano.

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sábado, 6 de fevereiro de 2010

O Livro Didático

por Manoel Paixão

Os conteúdos oferecidos pelos livros didáticos, principalmente os de ciências naturais, revelam-se superficiais, desatualizados, e distantes da realidade e compreensão do aluno, ignorando todo um contexto social, apesar de que ainda muitos professores têm como referencia para o ensino apenas o que é fornecido pelos livros didáticos. Além, de que a linguagem apresentada nos textos tem se distanciado cada vez mais da utilizada pelos alunos.

Diante de tudo isso, mesmo sendo ainda tão utilizado pelos professores, observa-se que a prática de leitura e interpretação de textos tem perdido suas forças no cotidiano escolar, o que deveria ser uma pratica frequente, dada a sua importância como ferramenta de reflexão para a realização de tarefas. Sem contar que alguns professores alegam que seus alunos não sabem ler e escrever.

Tanto alunos quanto professores são reféns da má qualidade dos livros didáticos e consequentemente da má qualidade do ensino. Os próprios professores são desprovidos de livros didáticos que os estimulem a vencer as dificuldades encontradas para o ensino de sua disciplina e para as dificuldades que os alunos apresentam para entender assuntos fundamentais.

O livro didático ideal seria aquele lançado na abordagem cotidiana, que oriente o professor na sua prática pedagógica e o aluno para a leitura, que apresente novas informações, que permita comparar pontos de vista e argumentos, que permita ainda a relação entre as diversas áreas do conhecimento, contribuindo diretamente para um ensino-apredizagem mais significativo.

Consultar alunos e educadores na confecção dos livros didáticos atenderia a uma necessidade e faria a diferença.

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