‘Deputados e senadores
escolherão veículos de comunicação para elogiar a reforma da Previdência. Quem
aderir receberá anúncios do governo.’
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Temer durante reunião com parlamentares sobre a reforma da Previdência, nesta terça-feira 11. (Marcos Corrêa / PR) |
O
governo de Michel Temer pretende comprar o apoio de deputados
federais e senadores para a reforma da Previdência usando verbas de
publicidade que serão entregues a jornais e outros veículos de comunicação
escolhidos pelos próprios parlamentares. A estratégia foi revelada em
reportagem do jornal O Estado
de S.Paulo publicada na noite de segunda-feira 10.
De
acordo com o Estadão,
diante da impopularidade das mudanças previdenciárias no Congresso, o Palácio
do Planalto decidiu separar 180 milhões de reais para jornais, sites e
emissoras de rádio e televisão cujos jornalistas aceitem explicar a reforma da
Previdência "sob um ponto de vista positivo".
"Os
veículos de comunicação que aderirem à campanha terão direito à publicidade
federal", informa o jornal, acrescentando que o principal foco será o
Nordeste, assim como locutores e apresentadores populares da região.
O
direcionamento dos recursos dessa "política pública" de Temer será
feito justamente pelos deputados e senadores. Trata-se de uma moeda de troca
adicional, além da liberação de emendas parlamentares e de cargos a
apadrinhados políticos dos congressistas.
A
verba a ser direcionada à mídia será, segundo o Estadão, usada por deputados e senadores para
"ganhar espaço para aparecer" na imprensa, uma vez que serão os
responsáveis por levar dinheiro público para essas empresas.
Ainda
segundo o Estadão,
a estratégia foi definida pelo ministro da Secretaria-Geral da
Presidência, Moreira Franco, o angorá das delações da Odebrecht, e o líder do governo na
Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), receberá os pedidos dos
parlamentares. Um auxiliar de Temer afirmou ao jornal que a compra de
apoio “mata dois coelhos com uma só cajadada”.
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